Header_01
Edit Template

Entre aspas: Opiniões sobre a política local

Topázio, Pedrão, Marquito e Dário (Imagens: redes sociais)

“Entre aspas:  Opiniões sobre a política local”,  por Bernardo Fellipe Seixas

Inauguro nesse primeiro dia de fevereiro de 2024 a coluna “Entre aspas”, no site NossaFloripa. Neste espaço apresentarei minhas reflexões sobre a política de Florianópolis e o panorama nacional. Inicialmente, compartilharei essas ideias de forma semanal, embora a frequência possa mudar conforme acontecimentos pontuais. Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo e-mail bernardo@nossafloripa.com.br. Espero que goste do conteúdo.

Carnaval e o calendário eleitoral

O carnaval se aproxima, marcando não apenas dias de folia, mas também uma etapa fundamental nos bastidores das eleições municipais de outubro. Durante esse período, políticos aproveitam eventos e blocos para interagir com eleitores, e realizar reuniões estratégicas que moldarão o cenário eleitoral em Florianópolis.

Termômetro

No início desta semana, equipes foram avistadas realizando entrevistas para uma pesquisa de opinião em residências do Rio Vermelho e nos Ingleses. Algumas perguntas tinha como intenção medir a rejeição ao prefeito Topázio, ao governador Jorginho e vereadores específicos. Esses levantamentos estratégicos vão influenciar a formação das chapas para as eleições municipais, fornecendo dados cruciais para os candidatos adaptarem suas estratégias às preferências e preocupações do eleitorado.

 

Pedrão e o apoio crucial

O ex-vereador e suplente de deputado estadual, Pedrão Silvestre (PP), está empenhado em angariar o apoio do ex-prefeito Dário Berger (PSB) para sua pré-candidatura à prefeitura. A possível chapa Pedrão-Dário poderia atrair o eleitorado de centro-direita, isolando o PL, vinculado ao governador Jorginho Mello e ao ex-presidente Bolsonaro.

Jorginho e Gean na disputa pela vice de Topázio

Jorginho Mello parece focar na indicação da vereadora Maryanne Mattos como vice do atual prefeito Topázio Neto (PSD). No entanto, o ex-prefeito Gean Loureiro, de quem Topázio herdou o cargo em março 2022, tem um acordo para que seu partido, o União Brasil, ocupe essa posição. Se o trato for mantido, vai ficar ruim para o PL.

Vai e vem de PL e Pedrão

O PL, sozinho, poderia facilmente se alinhar a Pedrão, que é bolsonarista e concorreu à prefeitura em 2020 pela sigla. Isso intensificaria a pressão para que o Republicanos e o Novo se unissem a essa coligação.

Clique na imagem para ver o guia Partiu! Norte.

 

Mas, e o PT?

O deputado estadual Marquito (Psol) busca o apoio do PT, que expressou interesse em lançar Vanderlei Faria, o Lela, como candidato. No entanto, uma foto divulgada pelo perfil “PT Santa Catarina” indica uma possível aliança entre Marquito, o ex-deputado federal Décio Lima, e o presidente do PT local, Vitor Silveira, fortalecendo a construção de uma Frente Ampla.

Geraldo Alckmin e o potencial decisivo do PSB

O ex-governador de São Paulo e atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, pode desempenhar um papel crucial na formação de uma “frente única” de centro-esquerda em Florianópolis. O apoio de seu partido, o PSB, a Marquito, está em jogo, dependendo da decisão do ex-prefeito Dário Berger, o que influenciará as opções de voto dos eleitores de esquerda. Em recente visita à cidade no último dia 26, Alckmin tomou conhecimento de que uma ala considerável do PSB deseja apoiar Marquito.

Clique na imagem para ver o Partiu! Sul.

 

Marquito-Dário?

Apesar das reivindicações do PT pela vice de Marquito, um acordo com o PSB mudaria completamente o cenário. Com o respaldo de Lula e Décio Lima, a chapa Marquito-Dário poderia se tornar a favorita, reeditando a polarização entre Direita e Esquerda.

Baita Chapa

Além do apoio de vereadores e colegas de partido, como Afrânio Bopré, Tânia Ramos e Cíntia Mendonça, Marquito conta com o suporte de Carla Ayres (PT). Sua atuação nas áreas de sustentabilidade e justiça social atrai coletivos e novas lideranças na cidade, algumas estreantes na disputa eleitoral.

Topázio Neto consolida apoios para a reeleição

O prefeito Topázio Neto (PSD) recebeu na manhã desta quarta-feira (31) o apoio oficial do MDB à sua reeleição. Outros partidos, como Podemos e Republicanos, devem anunciar em breve o apoio a Topázio, consolidando seu barco político para as eleições.

  • Esta coluna representa a opinião do autor, Bernardo Fellipe Seixas.

Compartilhe:

Siga o NossaFloripa no Instagram.

Nossa Floripa © 2024