por Bernardo Fellipe Seixas
Durante a temporada, Prefeitura instala mais lixeiras e aumenta frequência da coleta convencional, mas não há campanhas sobre descarte correto de resíduos e necessidade de se produzir menos lixo.
Em um mundo onde a pegada ecológica se torna uma preocupação global, a cidade de Florianópolis e o Estado de Santa Catarina encontram-se diante de uma oportunidade única para liderar o caminho em direção à sustentabilidade. A produção excessiva de lixo é uma questão premente que exige ações decisivas, e é determinante que as autoridades locais intensifiquem esforços para incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis.
Florianópolis, conhecida por sua beleza natural, enfrenta o desafio de preservar seu ambiente enquanto atende às necessidades de uma população em constante e descontrolado crescimento. Nesse contexto, a Prefeitura desempenha um papel crucial na conscientização da comunidade sobre a importância de reduzir a produção de resíduos. É urgente que se inicie um planejamento efetivo para campanhas educativas acessíveis a todos os segmentos da sociedade, informando sobre a necessidade de diminuir o consumo, reutilizar materiais e reciclar de maneira eficaz.
O Governo do Estado de Santa Catarina deve criar políticas públicas (que funcionem na prática) que incentivem práticas sustentáveis em todos os municípios. A implementação de programas de coleta seletiva eficientes, a criação de incentivos para empresas que adotam práticas sustentáveis e a promoção de parcerias público-privadas são medidas estratégicas que podem resultar em uma redução significativa do impacto ambiental.
O momento é propício para transformar desafios em oportunidades. Ao investir na conscientização, na educação e na implementação de políticas públicas inovadoras, Florianópolis e Santa Catarina podem se posicionar como referências em sustentabilidade, construindo um futuro mais verde e consciente para as gerações vindouras. A comunidade espera, com urgência, um comprometimento sério da Prefeitura nesse esforço fundamental para o bem-estar do nosso planeta.
E a Comcap?
A importância da nossa autarquia, que presta serviços com excelência na coleta seletiva e convencional em toda Florianópolis, será o tema do texto sobre sustentabilidade da próxima semana.