por Bernardo Fellipe Seixas / Nossa Floripa
O turismo em Florianópolis continua em alta desde o reveillon, mas a qualidade da água em suas praias, especialmente no Norte da Ilha, é motivo de apreensão. O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou um relatório na última sexta-feira (12), destacando que dos 42 pontos analisados na região, 15 foram considerados impróprios para banho. Essa descoberta ressalta a urgência de abordar questões ambientais e implementar medidas para preservar as condições balneáveis.
Em Canasvieiras, metade dos 10 pontos avaliados apresentou condição imprópria para banho. Desde a rua Hélio Anjos Ortiz até a rua Acary Margarida, todos foram sinalizados com a bandeira vermelha, indicando possíveis riscos à saúde. Essa preocupante constatação ressalta a urgência de investimentos em saneamento básico para garantir a segurança dos banhistas.
Jurerê e Ingleses tem três pontos impróprios cada
As praias de Jurerê e Ingleses também apresentam pontos impróprios, com três reprovações cada. Em Jurerê, os locais que devem ser evitados pelos banhistas estão em sequência, da rua Luiz Rampa até a Associação da Caixa Econômica Federal (APCEF). Nos Ingleses, as avaliações negativas se concentram na rua Ruth Pereira, nas dunas (igreja, canto sul) e na rua Dante de Patta.
Cachoeira, Ponta das Canas e Brava também registram “bandeiras vermelhas”
A qualidade da água coletada no Sanga dos Bois, localizado na Cachoeira do Bom Jesus, foi classificada como imprópria, assim como as duas amostras obtidas em Ponta das Canas. Na Praia Brava, a água analisada nas proximidades do Morro das Feiticeiras também foi considerada inadequada para banho. Em contraste, os resultados dos exames foram positivos ao longo do trecho que se estende da Praia do Forte até Daniela, assim como do Sambaqui para Santo Antonio de Lisboa. Além disso, a Praia do Santinho manteve sua já tradicional “bandeira azul” para banho.
Sinalização falha nos Ingleses
Dos pontos considerados impróprios para banho na Praia dos Ingleses, apenas o do rio Capivari possui placa indicativa. Nos acessos da rua da Igreja, no canto sul, e na rua Dante de Patta, próximo ao centrinho, as placas simplesmente sumiram.
Clique aqui para ver o mapa atualizado de balneabilidade de todas as praias de Santa Catarina.