Manhã de domingo na praia do Pântano do Sul, janeiro de 2024. Foto: Bernardo F. Seixas
por Bernardo Fellipe Seixas
O número de praias em Florianópolis é motivo de discussão, desde estudos acadêmicos até debates acalorados em ranchos de pesca e bares. Na década de 1960, o pesquisador, escritor e folclorista Franklin Cascaes percorreu o município e catalogou 42 praias. No entanto, devido ao extravio de seu trabalho, desconhece-se quais pontos foram considerados, mas esse número “pegou” e serve como referência até os dias atuais.
Recentemente, o professor e pesquisador Nereu do Vale Pereira transformou a curiosidade sobre a quantidade de praias em um projeto abrangente. Ele percorreu tanto a região insular quanto a continental da cidade, considerando marcos geográficos e ouvindo as histórias de cada praia contadas pelos moradores locais. No levantamento, foram incluídas praias formadas em lagoas e outras 31 pequenas ilhas que fazem parte do município, como a Ilha de Ratones. Para Nereu, praias são “todo debruçar de mar, rios e lagos, seja sobre areia, terra, pedra ou capim”, com delimitações naturais, como recortes ou elevações da parte terrestre. Todas as praias encontradas pelo professor no município estão detalhadas no livro “Descortinando as 100 belas praias de Florianópolis”. “O professor diz que as pessoas podem não ter visitado todas as praias, “mas as 100 existem, sem dúvida”.
NOSSA PRAIA PREFERIDA
Selecionar um local favorito entre tantas maravilhas é desafiador. Há 25 anos, minha praia preferida era a da Barra da Lagoa, e só nos últimos 12 meses tive, pelo menos, três cantos “mais queridos” na Ilha. (E a Barra não está na lista.) Esse “ranking” muda, assim como nós nos transformamos a cada dia. O propósito desta seção é destacar as belezas de Florianópolis. A primeira queridinha da lista é a praia do Pântano do Sul.
Confira abaixo algumas imagens feitas na última semana de janeiro de 2024: