Header_01
Edit Template

Partiu! Leste

Geograficamente, a região Leste da Ilha de Santa Catarina se estende da Joaquina até a ponta do Moçambique, em São João do Rio Vermelho. No entanto, os moradores de Floripa têm o costume de associar o Leste especialmente à Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Praia Mole e Galheta. Neste contexto, o Rio Vermelho é considerado parte do Norte, e seguiremos essa perspectiva.

Se comparássemos os bairros de Florianópolis a partes do corpo humano, a Lagoa da Conceição poderia muito bem ser o coração. Essa região cosmopolita atrai turistas do mundo inteiro, oferecendo praias, dunas, a própria Lagoa e uma abundância de opções gastronômicas, feiras de artesanato e uma vida noturna diversificada, preservando ao mesmo tempo traços da cultura manezinha.

A Barra da Lagoa abriga muitos artistas envolvidos em grupos de Boi de Mamão, uma comunidade pesqueira ativa, além de artesãos, músicos e professores. A Costa da Lagoa é uma região preservada, que só pode ser acessada por meio de trilha ou barco.

Importante destacar que o público na praia da Barra passa por mudanças durante a temporada. De dezembro a março, adolescentes dominam o local, com caixas de som tocando funk, notando-se um consumo exagerado de bebidas destiladas e energéticos, deixando vestígios nas ruas, areias e montanhas de lixo.

Na Mole e na Joaquina, há estrutura para se aproveitar a praia durante manhã, tarde e noite, e barzinhos que funcionam durante toda a madrugrada, com públicos e trilhas sonoras variadas.

Atenção: Para chegar ao destino escolhido, basta clicar no endereço do estabelecimento e selecionar o seu aplicativo de localização (GPS).

  • LAGOA DA CONCEIÇÃO

  • Humbuk ParkRua Henrique Vera do Nascimento, 153, Centrinho. Ambiente bastante informal, com área a céu aberto, serve pizzas, lanches, porções e bebidas. Programação intensa durante todo o ano, com ótimas bandas e DJ’s, saraus literários, batalhas de MC’s e etc. Abre durante todo o ano, diariamente a partir das 17h. Nossa Floripa recomenda.
Humbuk Park – Centrinho da Lagoa da Conceição

 

  • Layback ParkRua Henrique Vera do Nascimento, 190, Centrinho. Espaço “food park” com grande variedade de comidas e bebidas. Na entrada há um palco onde bandas da cena de Floripa se apresentam durante todo o ano, e mais ao fundo há uma pista de skate. Abre todos os dias a partir das 17 horas.

 

  • Rufus BarRua Manoel Isidoro da Silveira, 655, Centrinho. O estabelecimento se define como “burguerbar gourmet”, possui decoração rústica e oferece uma variedade de cervejas artesanais. Abre todos os dias a partir das 11h, música ao vivo de qualidade com MPB, rock e reggae.
Siga o NossaFloripa no Instagram.

 

  • O AraçáRua Manoel Severino de Oliveira, 19. O local possui intensa programação cultural durante todo o ano, onde se apresentam grandes músicos da cena local e regional. Abre para almoço de segunda a sexta (11h às 15h), botequim de terça a domingo (18h às 00h) e aos sábados tem feijoada com samba a partir das 11h. O bar é lindo, e as pessoas que o frequentam também. Nossa Floripa recomenda.
O Araçá Botequim, Lagoa da Conceição, Florianópolis

 

  • Quintal LagoaRua Manoel Severino de Oliveira, 606. Ambiente acolhedor e bem decorado, com mesas na área externa. Serve pizzas, cerveja artesanal e drinks, e funciona todos os dias a partir das 17h.

 

  • FlanarRua Manoel Severino de Oliveira, 382. Café e bar, frequentado pelos moradores do bairro e procurado por quem quer assistir futebol. Além de porções e bebidas, na baixa temporada serve feijoada, dobradinha e buffet de sopas aos finais de semana. Abre de terça a sábado das 9h às 23h, segundas das 17h às 23h, e fecha aos domingos.

 

  • Mô Quiridu BarTravessa Leopoldo João Santos, 103. Variedade de porções, bebidas e drinks, com música ao vivo (MPB e samba) aos finais de semana. De quarta a domingo das 17h30 às 00h.
Ouça a coletânea “Som de Mané” no Spotify.

 

  • Santa ClubAvenida das Rendeiras nº 470. Balada eletrônica, durante a temporada abre diariamente às 23h e só fecha quando o sol nasceu. Público jovem predomina no ambiente, propício para quem quer lertar e fazer novas “amizades”.

 

  • John Bull PubAvenida das Rendeiras nº 1046. Ícone da cena noturna de Floripa, a casa oferece programação com bandas de rock durante todo o ano. Grandes nomes da cena roqueira brasileira já passaram pelo local, que comporta aproximadamente 500 pessoas e tem decoração com posteres e instrumentos. Durante a temporada abre às sextas e sábados às 20h. Nossa Floripa recomenda.

 

  • EspartanoAvenida das Rendeiras, 1098. Bar com inspiração na Grécia antiga, recebe público um pouco diferente (e mais jovem) do que seu vizinho, o John Bull. Inaugurado há quase três anos, o Espartano tem outras três filiais com a mesma temática, na praia do Rosa, em Imbé e a matriz, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Trilha sonora variada, geralmente comandada por DJ’s. Abre de quinta a domingo, a partir das 22h.

 

  • Bar do BoniAv. Pref. Acácio Garibaldi São Thiago, 67. Com localização privilegiada e uma das mais belas vistas para a Lagoa da Conceição, o Bar do Boni possui cardápio bastante variado, e funciona durante todo o ano a partir das 11h. O som fica por conta de bandas de pop, rock, mpb, sertanejo e DJ’s.

  • COSTA DA LAGOA

Na Costa da Lagoa, o acesso é exclusivamente por trilha na mata ou de barco, pois carros não são permitidos. Esta região, uma das mais preservadas da ilha, oferece poucas opções de hospedagem, mas ao longo dos anos, a variedade gastronômica tem crescido nos restaurantes à beira da Lagoa.

Para chegar de barco, parta do Canto dos Araçás na Lagoa da Conceição ou do Terminal Lacustre em São João do Rio Vermelho, ambos com estacionamentos. Os restaurantes oferecem transporte gratuito a partir dos Araçás, desde que se consuma no local. Do Terminal Lacustre, o custo de ida e volta é R$25 por pessoa.

TRILHA – Se preferir caminhar, vá do Canto dos Araçás. O trajeto ao longo da Lagoa da Conceição leva de 1h30 a 2 horas, dependendo do ritmo, com um caminho bem marcado e esforço classificado de fácil a intermediário.
Para facilitar este guia, cada restaurante tem um número indicando o ponto do trapiche para o barco. Basta pedir ao barqueiro para levá-lo ao número desejado ou mencionar o nome do estabelecimento.

Lagoa Azul – Ponto 17. Durante o verão, aberto todos os dias a partir das 10h. Possui área para descanso com redes, balanços, playground e locação de stand up e caiaques. O restaurante pescador Seu Renovato e da dona Rosinha é comandado pelo filho, Thiago, e sempre é um dos mais concorridos da Costa.

Recanto da Natureza – Ponto 16. O restaurante é especialista em receber elogios de seus clientes, e funciona de terça a domingo a partir das 11h.

Pescador Curi – Ponto 21. Restaurante caseiro com peixes e frutos do mar frescos.

Espaço Vila Verde – Ponto 08.

Terra Mar – Ponto 17.

 

  • PRAIA MOLE

  • AukanaiiRod. Jorn. Manoel de Menezes, 1264, dentro do Estacionamento do Surf. O bar funciona em um container, onde na parte superior há um deck com bela vista para a praia Mole. Som ao vivo aos finais de semana (quando não chove). Serve pão de queijo, tapiocas, porções, sanduíches naturais, cervejas e drinks. Nossa Floripa recomenda.

 

  • Selina’s Beach Bar – Estrutura do Hotel Selina instalada na praia Mole, ao lado do Posto do Corpo de Bombeiros da entrada principal. Serve porções, sanduíches, cervejas e drinks, e possui uma grande área de lazer, com redes e bangalôs de frente para o mar. Som ao vivo com bandas e DJ’s aos finais de semana.

 

  • Barraco da Mole – Durante a temporada, abre todos os dias das 10h às 19h. Grande estrutura de frente para o mar, com trilha sonora eclética que vai do funk ao sertanejo e eletrônico.
Já segue a gente lá no Insta

 

  • Tropical – Bar e restaurante de frente para a Mole, abre diariamente das 10h às 19h. Música eletrônica quase o tempo todo, e público se reveza entre o ambiente superior e a praia.

 

  • Bar do Deca – De frente para a Praia Mole, ao lado da Galheta. Beach Club LGBTQIA+ com estrutura para festas e serviço de praia. Chegando na Mole pelo acesso principal, vire à esquerda no Posto Salva Vidas e caminhe em direção à Galheta.

 

  • Boni Praia Mole – Atendimento padrão Boni da Lagoa, mas com menor variedade no cardápio. Abre todos os dias das 9h às 18h, com música ao vivo aos finais de semana. Ao contrário da filial, ali a música sertaneja não tem vez.

 

  • Baruc – Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 1056. Restaurante natural com opções veganas. Ótimo para quem quer curtir a Mole sem barulho e muvuca. Abre todos os dias das 9h às 18h.

 

  • Canas Verde – Único bar que serve cerveja litrão. Chegando pelo acesso principal, vire à esquerda no Posto de Salva Vidas.

  • BARRA DA LAGOA

  • O TimoneiroRua Laurindo José de Souza, 205. O bar foi construído utilizando a estrutura de um barco de pesca, e fica de frente para o canal da Lagoa. Decoração náutica de bom gosto, especialidade em frutos do mar, possui deck que é bastante concorrido. Programação com música ao vivo durante todo o ano aos finais de semana, O Timoneiro abre todos os dias das 11h às 22h. Está sozinho, com a esposa com toda a família? Pode ir que não tem erro! Nossa Floripa recomenda.

 

  • Vereda TropicalRua Angelina Joaquina Dos Santos, 269. Restaurante pé na areia de frente para o mar. Oferece serviço de praia durante o dia, com cardápio bastante variado. Aberto todos os dias das 10h às 18h, possui área para confraternizações e eventos. O músico e compositor Criolo já se apresentou no local.

  • JOAQUINA

  • Bar de RaízAv. Pref. Acácio Garibaldi São Thiago, 1777. Boteco de forró, samba, música caribenha, hip hop e até baile funk, em ambiente “balada” e descontraído. Serve porções, petiscos brasileiros e bebidas diversas.  Durante a temporada funciona quase todos os dias, e de março a novembro aos finais de semana. Abre às 22h e vai até o sol raiar, com bela vista das dunas da Joaca.

 

 

  • Mona Beach Club – Av. Pref. Acácio Garibaldi São Thiago, 2420. Bar recém inaugurado, possui ampla estrutura de atendimento na praia, e área interna para eventos, com música ao vivo ou DJ. Serve refeições, porções, grande variedade de drinks e bebidas. Abre todos os dias das 9h às 19h.

 

Clique na imagem para ver o Partiu! Sul.

 

Clique na imagem para ver o guia Partiu! Norte.

 

ATENÇÃO: Esta página está em construção, e pode ser atualizada a qualquer momento. Quer incluir seu estabelecimento no Guia Partiu! Floripa? Fale conosco pelo WhatsApp 48 98874-6318.

Leia também

Nossa Floripa © 2024