Header_01
Edit Template

Partiu! Norte

ATENÇÃO: Esta página está em constante construção, e pode ser atualizada a qualquer momento. Quer incluir seu estabelecimento no Guia Partiu! Floripa? Fale conosco pelo WhatsApp 48 98874-6318.

 

  • INGLESES

A música sertaneja e a cúmbia argentina embalam as ruas do ‘Zinga’, apelido carinhoso do movimentado bairro dos Ingleses do Rio Vermelho. Além de ser uma das áreas mais populosas da cidade, atrai turistas durante todo o ano. De janeiro a março, não é exagero dizer que nas ruas, praias ou comércios, se ouve tanto castelhano quanto português.

Com infraestrutura completa, o bairro se assemelha a uma cidade de pequeno/médio porte, com agências bancárias, redes de fast food, delegacia, escolas, amplo comércio e postos de saúde (mas não um hospital). As construções novas se espalham por todo o bairro, com especial atenção para a região nobre das Gaivotas, a preferida das construtoras.

Nos Ingleses as tradições culturais de Florianópolis perderam espaço. Não há grupos de Boi de Mamão, as gírias mais ouvidas são “tchê” e “dale”, e a influência da comunidade pesqueira na economia diminuiu. No quesito gastronômico, o Xis, sanduíche típico dos gaúchos, é indiscutivelmente o prato mais popular. Confira abaixo algumas opções de gastronomia e entretenimento.

Siga o NossaFloripa no Instagram.

Atenção: Ao clicar no nome do estabelecimento, você é redirecionado para uma de suas redes sociais. Para chegar ao destino escolhido, basta clicar no endereço do estabelecimento, logo após o nome, e selecionar o seu aplicativo de localização (GPS).

  • Vila FuturoRua Luiz Elias Daux nº 40. O empreendimento foi inaugurado no final de 2022 como uma área para food truck’s, mas rapidamente ampliou e melhorou sua estrutura. O local oferece chopperia, drinks, lanches, pizzas, parrilla, comida japonesa, porções e pastel, entre outras opções. O sertanejo é o ritmo mais tocado no ambiente, mas também há pop&rock e videokê em dias da semana. De março a novembro de 2023, esteve fechado às segundas-feiras. Nossa Floripa recomenda.

 

  • Drop Surf BarRua das Gaivotas nº 873. Churrasco, porções, drinks e bebidas em geral, com música ao vivo aos finais de semana. O barzinho mudou de endereço em novembro de 2023, mas a clientela continua fiel no novo ponto. Abre de terça a domingo a partir das 17 horas, e tem uma vibe diferente da maioria dos estabelecimentos dos Ingleses. Por quê? Repare na trilha sonora.

 

  • HerBier Fusca RosaRua das Gaivotas nº 1080. Local bastante frequentado pelos moradores do bairro durante todo o ano (principalmente os que não gostam de sertanejo). Bons músicos de reggae, pop e samba se apresentam no local, que é bastante informal e rústico, e muitas pessoas ficam em pé na calçada. No local também funcionam uma adega e uma loja de roupas. Nossa Floripa recomenda.

 

 

 

 

  • Bauru – Centrinho: Estada Dom João Becker nº 304. Bar e lanchonete, um dos mais movimentados, oferece música ao vivo (pop, rock e sertanejo) quase todos os dias da semana. Não tem redes sociais, mas suas mesas são sempre disputadas.

 

  • Boliche do Tchê Av. Armando Calil Bulos nº 5349. Boliche, sinuca, lanches e drinks. Funciona com grande movimento durante todo o ano. Abre às 12h, todos os dias, e é bastante frequentado por todos os públicos e faixas etárias. Nossa Floripa recomenda.

 

 

 

  • CANASVIEIRAS

 

Canasvieiras é o destino preferido de argentinos e uruguaios que querem explorar Florianópolis. Ao passear pela praia, você encontrará diversos ambulantes com bandeiras desses países. As placas de hospedagem anunciam “alquila”, e muitos funcionários no comércio falam espanhol. Durante todo o ano, há oportunidades de trabalho para fluentes no idioma castelhano.

Semelhante aos Ingleses, em Canasvieiras as tradições locais são escassas. Além dos desafios de estacionamento e trânsito congestionado, as praias frequentemente figuram na lista do IMA como impróprias para banho. A noite de Canas é bastante movimentada, com opções de danceterias com música eletrônica, sertanejo e ritmos latinos.

  • Capetaria Porto SeguroAv das Nações nº 625. Muito frequentado por turistas durante todo o ano, a Capetaria oferece uma grande variedade de drinks. Tem som ao vivo, com predominância de música pop (argentina, principalmente). O atendimento costuma ser muito bom, e a decoração é um item a parte a ser considerado. Aberto todos os dias a partir das 18h, tem cardápio com porções, cervejas e muitos (muitos) drinks. Nossa Floripa recomenda.

 

  • North Pub Av das Nações nº 675. Ambiente com TV’s para assistir a jogos de futebol, música ao vivo (sertanejo ou pagode). Serve refeições, porções e hamburguer artesanal, além de drinks e cervejas. Funciona durante o ano todo, do meio-dia à meia-noite.
Siga o NossaFloripa no Instagram.

 

  • Boteco O ManéRua Hipólito Gregório Pereira nº 593. Point bastante frequentado por moradores de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê, oferece culinária nacional e internacional, drinks e cervejas. Funciona durante todo o ano, de quarta a domingo, a partir das 19h. A trilha sonora do local é bastante eclética, com música ao vivo. Durante a temporada o sertanejo ganha espaço, mas de abril a novembro se apresentam bandas de rock, pop e reggae.

 

  • Armazém do PirataRua Madre Maria Villac nº 1759. Bar e conveniência, funciona durante todo o ano, e abre diariamente das 18h às 2h. Serve salgados, porções e sanduíches, cervejas e drinks. No inverno tem festival de caldos. A programação cultural vai de música ao vivo a stand-up comedy.

 

  • BierstrandAv das Nações nº 335. Cervejaria e restaurante com culinária alemã e brasileira, muitas (e boas!) opções no cardápio. Música ao vivo à noite, geralmente com pop e rock. Funciona todos os dias para almoço e jantar.

 

 

  • Ara Beach BarRua Vidal Ramos Neto nº 579. Happy hour todos os dias das 18h às 21h, e música ao vivo às sextas-feiras e sábados. Serve porções, drinks e cervejas, e tem como carro-chefe o Ara Burguer.

 

  • Seu BodegaRua Antenor Borges nº 61. De frente para o mar, serve refeições, porções, pastéizinhos, cervejas e drinks. Bom atendimento, música ao vivo aos finais de semana. Funciona o ano todo, todos os dias a partir das 10h30.
Ouça a playlist “Som de Mané” no Spotify.

 

  • Democracia da CervejaRua Dr. João de Oliveira nº 265. “Aqui tem música, amigos e cerveja gelada”, é o slogan do estabelecimento, muito procurado por moradores de Canas para um happy hour. Serve porções e sanduíches, e funciona das 12h às 23h.

 

 

 

 

  • CACHOEIRA DO BOM JESUS

  • Santo Kanto Restobar – Rua das Buganvílias nº 123. Funciona às sextas, sábados e domingos das 9h às 21h. Bar pé na areia, possui decoração de bom gosto e cardápio bem elaborado, com variedade de frutos do mar.

 

  • PONTA DAS CANAS

O bairro ainda exibe traços marcantes da cultura tradicional manezinha, tem edificações predominantemente terreas (sem prédios) e suas ruas são estreitas e tranquilas. Os pescadores do bairro tem boa reputação na cidade, e frequentam constantemente o pódio do concurso da Safra da Tainha. Entre abril e novembro, muitos estabelecimentos comerciais só abrem aos finais de semana.

  • Ratones Craft BeerAv Luiz Boiteux Piazza nº 5076. Ambiente muito bem decorado, frequentado por público com faixa etária a partir dos 30 anos e disposto a pagar por boa comida e bebida. Autodenominada “nanocervejaria”, oferece 11 tipos de chopp, alguns de fabricação própria e outros de cervejarias convidadas. No palco se apresentam excelentes músicos de pop, rock, reggae. O pequeno estacionamento é bastante disputado. Nossa Floripa recomenda.

  • SÃO JOÃO DO RIO VERMELHO

O plural bairro de São João do Rio Vermelho tem Bar Comunista, boteco urderground e até choperia com nome em italiano. Fica naquela comunidade a praia mais extensa de Florianópolis, Moçambique. Em seus 8,5 quilômetros de área intocada, não há estrutura comercial. Na entrada principal desta praia, aos finais de semana durante todo o ano, fica a simpática e quiriiiiiiiiiida Tia Norma, que vende bebidas e, no verão, alguns petiscos.

  • Booteko (Estúdio do Rio Vermelho) – Rua Antenor de Souza Conceição nº 740. Bar mais underground da ilha, sob comando do Beltrão. Cerveja gelada, som ao vivo com bandas de rock. Você pode encontrar dois cabritos andando tranquilamente entre as pessoas. Funciona aos finais de semana, mas é bom ligar antes pra saber se está funcionando. No local há um estúdio que pode ser alugado por bandas para gravações e ensaios.

 

 

  • Engenho Food Park – Rod. João Gualberto Soare nº 8030. Ambiente familiar estilo “food park” com opções de pizza, lanche, porções e comida japonesa. O +1Bar faz ótimos drinks, e o XisDaIlha tem um ótimo x-alcatra. Nossa Floripa recomenda.

 

 

  • Bar Comunista – Não podemos dizer a localização.

 

 

  • SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

Santo Antônio é um bairro tradicional com casarões centenários, uma charmosa feirinha de artesanato em ruas de paralelepípedos e restaurantes sofisticados que proporcionam vistas incríveis de um pôr do sol memorável. Além disso, abriga um renomado grupo de Boi de Mamão, destacando-se em todo o estado de Santa Catarina, inclusive com gravação de disco. O carnaval do bairro é um show à parte, e você pode conferir no nosso guia especial da folia.

Para quem busca experiências diversificadas sem se preocupar com gastos, Santo Antônio oferece uma ampla gama de opções. O centro, próximo à igreja e à beira-mar, conta com estabelecimentos de gastronomia refinada e lojas de artesanato, atraindo casais e famílias. No Caminho dos Açores, os clubs promovem eventos diurnos, estilo “beach day”, voltados para um público jovem, predominantemente entre 20 e 40 anos.

  • Cine Paradigma – Corporate Park | Rod. José Carlos Daux, SC-401, n° 8600 – Único cinema com programação exclusiva de filmes cult e de arte na Grande Florianópolis. A programação mescla clássicos com lançamentos, privilegiando o cinema europeu, principalmente o francês. A sala é muito bem estruturada, tela e som digitais, com acessibilidade. O Cine Paradigma é mantido pelos proprietários do Centro Empresarial Corporate Park.

 

  • Aruna Beach ClubCaminho dos Açores nº 1811. Espaço de eventos e confraternizações à beira mar, aberto ao público de quarta a domingo das 12h às 22h. Serve refeições, porções e bebidas, e geralmente cobra entrada.

 

  • Feeling LoungeCaminho dos Açores nº 1677. Ambiente muito bem decorado, de frente para o mar, com boas opções de comidas e bebidas. Funciona todos os dias das 12h às 22h, e é preciso fazer reserva pelo aplicativo do estabelecimento. Prepare o bolso.

 

  • Rose Sunset BarCaminho dos Açores nº 2069. Ambiente familiar, possui deck à beira-mar, espaço kids e aceita animais de estimação. Música ao vivo aos finais de semana, cardápio variado com porções, bebidas e drinks. Funciona durante todo o ano, com horários diferenciados, geralmente entre 11h e 22h.

 

Músicas conectadas com a Ilha de Santa Catarina.

 

  • FreguesiaRua 15 de Novembro nº 179. Em qualquer época do ano, o Freguesia Oyster é uma boa opção para comer, beber e curtir o pôr do sol. O cardápio é predominantemente de frutos do mar, e o bar possui uma fazenda marinha onde produz as próprias ostras. Há música ao vivo aos finais de semana. O horário de funcionamento é das 10h às 23h45, todos os dias. Nossa Floripa recomenda.

 

  • Seu AntônioRod. Gilson da Costa Xavier, 51. Requintado espaço de gastronomia e drinks, é frequentado por gente jovem e com dinheiro pra gastar. Funciona de terça a domingo das 12h às 22h, oferece música ao vivo ou ambiente, com repertório que vai do sertanejo ao eletrônico.

 

Siga o NossaFloripa no Instagram.

 

  • SAMBAQUI

O Sambaqui é um bairro vizinho a Santo Antônio de Lisboa, com opçõs semelhantes de restaurantes, barzinhos e baladas. Só que é um pouco mais barato, e melhor, segundo os moradores.

  • Botequim das FloresRod. Gilson da Costa Xavier, 1520  Ambiente familiar, bem decorado, sempre limpíssimo e organizado, o Botequim possui também mesas à beira mar. Atendimento sempre cordial e rápido, cerveja gelada, pratos e porções generosos e saborosos. Funciona de quarta a segunda das 11h Às 23h, e aos domingos das 11h às 22h. Nossa Floripa recomenda!

 

  • Restinga Recanto Rod. Rafael da Rocha Pires, 2759.  Pensa num lugar lindo, bem decorado, com ótimo atendimento e que transpira a cultura raiz de Florianópolis! Não é a toa que nas redes sociais o Restinga se apresenta como “Folclórico e Manézinho”. O cardápio é variado tanto em comidas quanto bebidas. VocÊ só vai ouvir música boa no local, que tem música ao vivo aos finais de semana, e pode ser que você dê sorte e se delicie com uma apresentação de boi de mamão por lá. Durante a temporada, abre de terça à sábado das 11h às 23h, e aos domingos das 11h Às 18h. Nossa Floripa recomenda!
Restaurante Restinga, Sambaqui.

 

  • Posto da AlfândegaR. Gílson da Costa Xavier, 2919. Localizado na Ponta do Sambaqui, o restaurante oferece variedade de bebidas e comidas, e funciona de terça a domingo das 12h às 20h, sempre com música ao vivo. Dica: bem na frente há uma praia com águas calmas e quase sempre próprias para banho. Se for ficar nas mesas da área externa, leve repelente.

 

  • Gaivotas do SambaquiRod. Rafael da Rocha Pires, 1955. Ambiente acolhedor e bem decorado, com um enorme tronco de árvore preservado em meio ao salão principal. Cardápio variado, mas com especialidade em frutos do mar. Se for pedir algo requintado, não se importe com o tempo de espera para o preparo.

 

  • JURERÊ

Dividindo este guia entre “Jurerê” e “Jurerê Internacional”, optamos por facilitar a segmentação para nossos leitores (sem intenção de provocar as famílias mais antigas do bairro 😊).

Jurerê mantém vivas as tradições manezinhas, com Boi de Mamão, blocos carnavalescos, e uma comunidade pesqueira atuante, além de estabelecimentos comerciais sob o controle das mesmas famílias por pelo menos quatro décadas. A diferença entre Jurerê e Jurerê Internacional é perceptível nos sotaques, expressões como “ólholhó,” “dazumbanho,” e “taixtolo” são ouvidas espontaneamente em Jurerê, enquanto na “Internacional” predominam expressões como “orra meu,” “merrrmão,” e “dale.”

Para programas a dois, a Alameda César Nascimento e suas proximidades oferecem boas opções. Para quem busca badalação, a avenida dos Búzios é o destino ideal.

  • Bar do CrisAlameda César Nascimento nº 308. Serve refeições, lanches, porções, cervejas e drinks. Tem a programação com (boa!) música ao vivo como um diferencial, com opções de pop, rock, jazz e blues. Funciona todos os dias a partir do meio-dia, e é bastante procurado pelos moradores da região.

 

  • Jurerê Internacional

 

  • CruêAlameda César Nascimento nº 549. Novidade em Jurerê, aberto em novembro de 2023, o local tem como especialidade a culinária crua. Abre todos os dias a partir do meio-dia, e o público predominante da casa tem sido entre 25 e 40 anos de idade, disposto a gastar e curtir um ambiente sofisticado, com piscina e vista para o mar. DJ’s comandam o som da casa, que fecha por volta das 23h.

 

 

  • P12 Parador InternacionalServ. José Cardoso de Oliveira, 762. Maior estrutura de beach club de Florianópolis, o P12 tem ambientes requintados, uma piscina e saída para o mar. Frequentado por jovens dispostos a gastar bastante, que gostam de ouvir sertanejo, pagode e eletrônico. O local recebe artistas renomados nacionais e internacinais, e durante a temporada funciona todos os dias.

Praia do Forte

  • Quiosque do LicoServ. José Cardoso de Oliveira, 112-226. Bar e restaurante pé na areia, serve refeições, porções e bebidas. Os peixes são todos frescos, pescados pelo proprietário, o Lico. Durante a temporada, funciona todos os dias a partir das 10h. Além de bom atendimento, você pode ter uma aula do ‘dialeto manezês’ com o Lico (se conseguir entender o que ele fala). Nossa Floripa recomenda.
Clique na imagem para ver o Partiu! Sul.
Clique para conferir o Partiu! Leste.

 

ATENÇÃO: Esta página está em constante construção, e pode ser atualizada a qualquer momento. Quer incluir seu estabelecimento no Guia Partiu! Floripa? Fale conosco pelo WhatsApp 48 98874-6318.

Leia também

Nossa Floripa © 2024